quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Regresso de férias

e às lides apícolas...

Só hoje ao final da tarde me disponibilizei a visitar o apiário de Cabedelo após o meu regresso de férias. Ía com aquela vontade de ver tudo, a evolução das mais fracas, o estado das alças que ficaram a limpar e eventualmente começar já a levantá-las para armazém... as mestras novas de final de época que esperavam ser fecundadas, os sintomas de doença...

Chegado a Cabedelo nestes 10 dias de ausência, era ver um tapete vermelho rosa da erica ciliaris que ao contrário do desejável não fornecem nectares nem polens à abelha do mel, pelas enormes pétalas que tornam o cálice inacessível o que me deixa cheio de pena...

aqui e ali ainda interrompido por algumas manchas de erica cinerea, com potêncial nectalífero e ainda a concorrer com algumas flores de erica umbelata que teima em persistir, ao mesmo tempo que a calluna vulgaris já apresenta os seus primeiros botões, anunciando as primeiras flores para o início de Setembro...


Depois de uma passagem rápida em que observei individualmente o movimento de final de tarde, comecei a equipar-me desejoso de matar o vício e a saúdade ao mesmo tempo que me assustava com as lides de Verão que me esperam: levantar as alças, redistribuir reservas, fortalecer colmeias, transportar as restantes colmeias de Enxemil... Ufff!..

Eis quando reparo que me esquecera do fumigador!... nada feito!... Ainda dei umas espreitadelas sem fumo mas não poderia continuar...

Fiquei ali tristonho a apanhar pinhas e a limpar lenhas dispersas entre as colmeias, até anoitecer... qual pastor entre o seu amado gado que não quer deixar até ao adormecer!...










Sem comentários: