terça-feira, 16 de setembro de 2014

Verificar tratar reforçar...

são o objetivo da época

O verão foi fresco e o comportamento das colmeias foi de um modo geral bom, com contributos diversos da floração o que dificultou a retirada de alças das colmeias pela ocorrência de quantidades apreciáveis de mel.
 
As operações de verificação, tratamento e reforço em abelhas ou alimento, repetem-se sistematicamente por todos os apiários e a semana das minhas férias que passou, foi pequena para tanto abre e fecha. Inexplicavelmente continuo a ser surpreendido pela varrôa que teima em fazer-me atirar a toalha ao chão.
 
Quando me desespero no litoral refugio-me na serra onde a erica cinérea e a calluna vulgaris deram  e estão a dar um contributo muito significativo,  donde não paro de retirar abelhas e mel para o reforço do litoral que está também a iniciar o seu arranque.
Esta prolongada colheita na serra visa também renovar ceras, desencravar ninhos e torna-los mais leves para o regresso ao litoral que queria consumar até ao final do mês.
 
Na semana passada, por duas vezes foi buscar mais uns enxames,  e constatei o cheiro enjoativo do mel da calluna que enche as poucas alças que ainda lá tenho.
Registe-se também que na serra, só nas três primeiras semanas de agosto não se puxou cera nos quadros de ninho e presentemente prossegue a bom ritmo. Também podemos dizer que praticamente não ocorreu abrandamento da postura sendo magníficos os quadros de criação que me alegram a paixão.

Sem comentários: