quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Verão é tempo de arrumação

e sofrimento

Este verão que muitos pretenderam profetizar como o mais frio do século, tem sido  provavelmente o mais quente das duas últimas décadas. Não chove à mais de dois meses e a temperatura máxima poucas vezes vem abaixo dos 30º. Os incêndios marcam a agenda diária pelos piores motivos.
 
Terminei a safra do mel logo depois do regresso de férias, tendo-se  confirmado o bom ano da serra e o desastroso ano no litoral. Isso fez-me gostar mais da serra e cair na tentação de projetar levar ainda mais colmeias para a serra no próximo ano... uma tolice completa!
Globalmente, em números, foram 10 bidons de 200 litros, um pouco menos que os anos passados. 
 
Daí para cá quase todos os dias tenho dado um tempinho à arrumação do material, nos apiários reduzindo volumes, redistribuindo reservas, removendo quadros vazios, sacudindo zanganeiras, alimentando núcleos, combatendo a varrôa; no armazém a embalagem de mel a fusão das ceras, a limpeza dos quadros a arrumação das  centenas de caixas... 
 
Há duas semanas foi ao Casal, (último apiário criado a caminho da serra), tirar o mel, as colmeias surpreenderam-me pela excecional quantidade de abelhas... É uma localização muito interessante para o Verão!

Globalmente quer o litoral quer a serra têm problemas de reservas e de falta de abelhas mas ainda a semana passada foi buscar uma vintada de núcleos à serra para lhes juntar umas mestras... não consigo parar!

Elas, ao seu geito também sofrem,  mantêm-se paradas!
 

Sem comentários: