segunda-feira, 3 de junho de 2013

Em Maio

Mais um apiário!

Este ano, ao contrário dos anteriores, as minhas visitas à serra têm sido mais frequentes e cada vez mais me encanta a apicultura na serra.
Também é verdade que este ano no litoral tudo tem sido tão mau que só apetece fugir  e  a serra, tem sido generosa este ano! A disponibilidade de água nos solos com alguns dias frescos e sem grandes ondas de calor, tem permitido excepcionalmente prolongar as florações para além do habitual!.
 
Este fim de semana ainda se podia observar a queiró, a giesta amarela, o rosmaninho, muito sargaço e muito eucalipto entre outras... uma comedoria imensa! As colmeias que lá chegaram até aos primeiros dias de Maio, têm uma expressiva colheita.
 
Avaliando o seu desempenho comparativamente com as que cá ficaram arrependo-me de não ter passado o mês de Maio a transportar abelhas...
 
Mas este ano consegui superar-me, dupliquei o número de colmeias transportadas e no último fim de semana de Maio ainda fundei um novo e pequeno apiário quando procurava uma zona fresca da serra e o destino me levou ao encontro do amigo  Zé Pedro. É um apiário experimental, de avaliação do comportamento das colmeias nos meses mais quentes, de Junho a Agosto. Visitei-as no sábado passado e o desempenho está a ser excelente.
 
Fica-me a tentação de fundar mais uns apiários na linha da serra...

Sem comentários: