quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Concentrar ou Espalhar

Sedentarizar ou Transumar

Esta semana por acaso encontrei um amigo que tem  umas colmeias lá p'ra serra, que já não via há anos. Contou-me novidades locais de doenças sem fim e de enormes desgraças!... Um pouco a confirmar o que um outro confrade com apiários próximos do meu apiário na serra me relatara no último verão a propósito de uma determinada epidemia!...
Cruzei com uma outra conversa que o pai me trouxera ontem à noite acerca de determinados sintomas regionais e fiquei apreensivo!

Afinal eu tenho tido uma estratégia de concentração  de apiários numa determinada região, rentabilizando deslocações, mas tornando-os mais vulneráveis à propagação de uma determinada epidemia entre eles... Tenho que me espalhar!...

As colmeias transumadas em regra têm dado origem a novos apiários quando regressam da serra, como que passando período de quarentena e este ano tudo correu bem, mas estou deveras preocupado com os riscos que se corre na transumância especialmente na importação de doenças desses locais, obrigando-me a realizar uma maior e cuidada investigação anual sobre os futuros  destinos de transumância!...
Questiono-me até se valerá a pena correr o risco com tanta desgraça!...
Mas em boa verdade os confrades que por esta altura para cá se mudam, também as podem importar, portanto, sem nada para isso fazer, mais cedo ou mais tarde,  por todas as desgraças seremos visitados...

Sem comentários: