segunda-feira, 7 de março de 2011

O comportamento das abelhas

Em época de colheita

Nesta altura do ano as abelhas fascinam-me pelo processo explosivo que transforma colmeias e apiário!
Só lhes falta mesmo serem meigas e afáveis... como as italianas que aparecem naqueles vídeos em que os apicultores em regra têm mangas arregaçadas e calção colonial!...

Não sou muito rigoroso nas minhas observações e nunca estabeleci nenhuma correlação forte entre os tipos de abelhas que possuo e a sua agressividade e tenho a persepção genérica que algumas colmeias são mais ariscas que outras... para não dizer terríveis!... 
No entanto, nesta época do ano, de colheita, desde as mais pequenas às maiores, passando pelas mais amareladas às mais peludas, todas elas são uns terrores... 

Irritame vê-las perseguir as minhas mãos quando entro nos apiários com elas desprotegidas, tenho que me socorrer das luvas que uso para lhes mexer:  finas de borracha usadas em limpezas diversas, das mais baratas e bem ajustadas, para que a sensibilidade seja máxima... As pontas dos dedos das luvas são cortadas para que as mãos possam respirar minimamente... e quase nunca tentam picar embora de quando em vez entrem  pelos buracos das pontas dos dedos...

Preocupa-me que alguém possa vir a reclamar do mau comportamento das minhas abelhas ao aproximar-se dos apiários, seja por curiosidade ou necessidade de passagem próxima!...

Sem comentários: