sábado, 20 de novembro de 2010

Nem a chuva e o frio

as detêm dentro da colmeia!


Hoje, quando cheguei ao final da manhã à Mata o movimento era magnífico, mas rapidamente o céu se fechou, aumentando a intensidade das rajadas de vento, começando de seguida chover... depois diminuiu a intensidade até que parou e o céu quase limpou... tem sido este o ciclo que se repete várias vezes ao dia nas duas últimas semanas, umas vezes com mais chuva ou com mais frio e ou com maiores abertas, e de um modo geral depois das duas da tarde já não trabalham.
Com as primeiras pingas de chuva corri para o carro que vai pertinho delas e fiquei ali a vê-las chegar em pelotão, como quem as despeja numa torrente uniforme... Algumas com a confusão caíam ao chão ou ficavam demoradamente agarradas à colmeia, provavelmente futuros cadáveres se o céu não clarear, e quantas ficarão pelo caminho, pensava eu à medida que a chuva abrandava e reparava na contra luz que continuavam a chegar e não paravam de saír, abelhas em voos rasantes e enérgicos!...

Aprontei-me então para depois do almoço distribuir algum material e rever o estado das colmeias que já não visitava tem pra mais de duas semanas... Foi uma visita rápida mais preocupado em distribuir material mas o que vi ficou abaixo das expectativas: algumas colmeias não tiveram evolução significativa, de um modo geral as mais fracas ficaram mais fracas e as necessidades de espaço não eram assim tantas e acabei por distribuir pouco material e confirmei que tenho uns ninhos que não merecem já estar com abelhas de tão velhos que estão, ficam encharcados de água e melhor seria estarem a produzir cogumelos.
Registe-se contudo a alegria que é vê-las a trabalhar por todos os apiários em períodos de sol e temperaturas amenas, como ainda hoje de manhã... com um aroma magnífico a eucalipto que nos envolve.

Sem comentários: