sábado, 1 de maio de 2010

O Apiário da Serra

Duas semanas depois.

Ontem com o pai, fomos à serra matar saúdades...
O tempo lá não esteve de feição a uma colheita expressiva, embora corra fresco... ao lanche, ouvi um apicultor nativo falar sobre as condições ideais de colheita para a urze mas, fiquei quase na mesma...
Verdade é que terei que aprender e esta-me a dar um grande gozo esta experiência, contudo não estou tão certo que o calendário de floração possa encaixar com grande vantagem com a floração daqui do litoral...
Mantêm-se os apontamentos de erica lusitânica, (branca), e as encostas cor de rosa da queiró (talvez na sua 4.a semana) e ou amarelas dos matos. A esteva abriu esta semana, a giesta amarela continua com alguns apontamentos para cumprir a tradição: por todo o lado penduravam-se ramos de "maias"... e o rosmaninho já tem as espiguinhas a ganhar cor...

Hoje fiz uma incursão mais a sul a caminho do Caramulo, onde o ano passado fiquei surpreendido com o atraso da queiró e pude confirmar uma vez mais, o atraso é superior a um mês o que me leva a aumentar o interesse por esta região a cerca de 500m de altitude que acompanharei nas próximas semanas...

Sem comentários: