terça-feira, 22 de setembro de 2009

Gosto de lhes mexer de mangas arregaçadas

Mas desta vez nem tanto!...

Estou há dois dias de férias e reservei o dia de hoje para dar uma volta nos apiários, sem querer fazer grande coisa, porque estava um dia de calor insuportavel: pelo menos retirar algum material de cima das colmeias que ainda se encontram com sobreninhos e alças e avaliar quais são as próximas colmeias a morrer!...
Por esta altura do ano abro-as sem grandes cuidados em me proteger para além da máscara; mangas arregaçadas e as mãos nuas, ficando os dedos carregados de própolis... lembra-me os meus tempos de adolescente em que não lhes mexia de outro modo... Assim é porque continuamos numa época de fome, elas são menos e as forças bem menores...
Este ano, vou ter um número elevado de baixas, creio que numa percentagem superior aos anteriores: doenças mais doenças para as quais não tenho, em tempo, capacidade resposta nem tratamento adequado!...
Fazer apicultura nos dias de hoje é complicado, mas quando somamos as dificuldades inerentes ao controlo sanitário dos apiários, entramos num domínio de completa incerteza para o qual planear investimentos e receitas é absolutamente impossível!...
Talvez daqui a dificuldade de se implementarem dinâmicas empresariais no sector ou falando por mim, definir com rigor o meu projecto apícola ou seja, o modo de estar na apicultura de forma sustentavel atendendo às minhas condicionantes profissionais.

Sem comentários: