domingo, 19 de abril de 2009

Insólitos com mestras...

e muitos mais zangões... e pragas!
Anos de grande fartura de néctares, o apicultor nem precisa de se preocupar com o detalhe, até porque não tem tempo, nem o detalhe é importante!... A Providência Divina, ou da Mãe Natureza, encarrega-se de tudo para tudo saír bem e com grandes excessos!...
Dos vários enxames e renovações de mestras que ocorreram nos meus apiários, muitas mestras novas desejaram e tudo fizeram para ter as melhores cópulas do apiário e, fizeram-no umas com mais êxito que outras... num assustador fernezim!... Há duas semanas atrás entre as 14H00 e as 16H00, com a saída dos zangões, era assustador estar em Cabedelo com tal movimento de abelhas, de tal modo que o coração chegava a bater mais rápido!!!...
Os insólitos da Providência:
1- Na quinta-feira santa, à hora de saída dos zangões, a uns 6m de mim como que uma bola de abelhas se projectou de cima para baixo, a grande velocidade, sobre uns matos, como que se desfazendo junto às plantas... elevando-se rapidamente já com o grupo desconjunturado, alguns mais lentos porque caíram às plantas ou porque deram mais umas voltinhas antes de se elevarem... aprecei-me: era uma bola de zangões, só zangões, que provavelmente perseguiam uma mestra nova!...
2- Dos primeiros enxames que apanhei um deles obrigou-me a cortar um pinheiro com uma dúzia de anos... depois de lhe ter partido a ponta da flecha ao abanar o pinheiro para a queda do enxame... cheguei a rogar pragas ao enxame por me ter levado a estragar uma árvore! Vi a mestra entrar... pareceu-me grande e bonita! Como o enxame não era grande pensei tratar-se de uma mestra nova... passado um mês ainda não começara a pôr, dei-lhe quadros vazios e cada vez que a vejo parece-me estar maior... Foi das pragas!...
3- Uma determinada colmeia foi dividida, para aproveitar os mestreiros que nela encontrei e que eram poucos, tendo destruído todos os mestreiros que existiam na colmeia com a mestra, uma mestra do ano passado obtida por translarve...
Passado uma semana, a colmeia com a mestra que até ficou com poucas abelhas, já estava outra vez cheia de mestreiros... Como não tinha material à mão nem paciência, fechei a colmeia e prometi voltar nos dias seguintes. Não cumpri, só cheguei oito dias depois e as mestras já estavam nascidas... e a mestra a pôr...
Como não tinha jaulas comigo, fechei a colmeia e roguei-lhe umas pragas!... Passados mais oito dias, já a colmeia se encontrava de novo cheia de mestreiros... mais pragas!

Sem comentários: