segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Já la vão duas semanas

do mês de Dezembro!

E foram semanas de frio e chuva que não deixou abelha alguma trabalhar!...
Foi um atraso notado nas mais fracas, pude verificar hoje e surpreender-me com alguns retrocessos naquelas que há duas semanas estava, vai não vai, para lhes meter a primeira alça.
O Dezembro e o inverno são selectivos e começam agora a ganhar forma os grupos das colmeias fracas, satisfatorias e das boas e até muito boas... Afinal é assim na natureza, em todas as espécies!...
Já lá vão duas semanas que foi buscar as colmeias do Felicidade... abri-as hoje pela primeira vez, para as conhecer por dentro, organizar o espaço e avaliar o estado de desenvolvimento... estão paraditas e muito diferentes umas das outras em quantidade de abelhas e criação... vamos acompanhar.
Este ano tem sido provavelmente o mais atrasado destes últimos quatro!... Só posso responder por estes, a minha vida apicola recente não tem mais de quatro anos! Isto é, nestes últimos 4 anos, nesta altura do ano, em média, sempre tive mais alças por colmeia!...
Concretizam-se as minhas profecias!...

1 comentário:

Mário disse...

Ou muito me engano ou este ano que vem vamos ter boas floradas o que será óptimo para as abelhas e para nos, só teremos de dar tempo ao tempo e esperar :)