terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Insólita mortandade

na noite fria...

Esta semana a tempo virou a sol: noites frias (2 a 3ºC), manhãs luminosas cobertas de geada e tardes solarengas... está bom para os resfriados.
Hoje, de férias, quando me dirigia para casa do pai para dar uma mãozinha nas arrumações apícolas, resolvi passar pelo Cabedelo... passavam 45 minutos das 10h00, ainda um manto branco de geada alcatifava o solo e praticamente todas as colmeias se escondiam na sombra fria dos pinhais que as envolvem...
Dirigi-me na verificação das entradas como me é habitual: quem e como morrem, que níveis de condensação quem acorda primeiro... são as verificações habituais que hoje foram interrompidas por insólita manifestação que me precipitou para esta aquela aqueloutra, cerca de 5 em 50 colmeias apresentavam uma mortandade anormal de abelhas... ainda espalhadas na tábua de voo, atingindo em duas delas níveis preocupantes... numa dessas contei mais de 300 abelhas que ocupavam por inteiro a tábua de voo e por tal forma que impediam a saída das que começavam a acordar... as mortes foram registadas nas melhores colmeias...
Lembrei que o ano passado tive uma colmeia com as mesmas mortes: durante vários dias, manifestaram-se mortes de dezenas de abelhas durante a noite... passei o dia a fazer suposições... pensei em mandar analisar as abelhas e informei-me dos procedimentos... abri as colmeias só ao nível da última alça para avaliar a população e confirmei que terão espaço a mais como tantas outras... e decidi-me por esperar pelo dia de amanhã...
Ao final da tarde quando peguei o saco plástico onde guardara as abelhas colhidas na frente de uma das colmeias, vi que algumas ainda se mexiam... calculei que fosse o quente do carro que as mantivera vivas... apressei-me a colocá-las numa estufa a 38º por breves segundos e logo ressuscitaram dezenas de abelhas entre as centenas mortas... inclino-me por isso para o frio.
Mas porquê aquelas e não outras... todas?!... E porquê tanta quantidade... e porquê nas mais fortes?!... Terá ocorrido alguma visita durante a noite: um cão, um rato ou investidas de formigas que as tenha feito saír do seu bolo quente e... apanhadas no frio ou na húmida prancha as tenha irremediavelmente imobilizado... ou estarão aquelas com problemas de resistência ao frio consequência de uma qualquer doença que desconheço?!...
Terei que acompanhar nos próximos dias...

Sem comentários: