sábado, 29 de dezembro de 2012

Em Dezembro

houve dias de ficar deslumbrado


Este Dezembro foi de temperaturas amenas, embora com alguma chuva e muita humidade que deu um trabalho suplementar às colmeias, proporcionando que as mais atrasadas encravassem de mel a zona de criação, atrasando a desejavel explosão enquanto aguardavam a minha chegada para a substituição de quadros e as habituais remexidas.
 
Esta última semana houve dias de sol claro com colmeias fervilhando de abelhas, com grandes ganhos de polen e néctares que ao final do dia espalham o cheiro a uma centena de metros. Nas minhas visitas à hora do almoço facilmente me esqueço das horas e do almoço, saltando de apiário e entre colmeias deslumbrado a apreciar o movimento e a deliciar-me com aquele ambiente.
 
Durante o mês, progressivamente as colmeias foram compondo as alças e iniciando a subida da criação às alças. Distribui algumas alças mas a manter-se este tempo prevejo ter que distribuir grande quantidade nas próximas semanas.
 
Nota-se já grande disponibilidade de machos e com estas temperaturas tão amenas começo a pensar em fazer os primeiros ensaios de  produção de mestras, mas a desconfiança do mês de Janeiro em regra frio, vai-me refreando os ímpetos.
 
 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Fim de semana de trabalho




e de balanços.
 
O fim de semana já não chega para dar a volta aos apiários, mas por onde passei gostei!
As diferenças entre apiários começam também a fazer-se sentir... É sempre assim, são tantos os fatores que influenciam o desenvolvimento das colmeias que só o maneio do apicultor não é o suficiente para corrigir as diferenças. 
É a proximidade das florações, a exposição solar e as condições climatéricas locais, o que está dentro de cada colmeia, o seu estado sanitário e a robustez com que chegam ao início da florada que influenciam e marcam as diferenças de desenvolvimento de cada apiário.
 
Embora com carateristicas diferentes,  a contar pelo número de alças distribuidas este fim de semana, o Portovedo e o Sargaçal serão os mais, seguidos do Cabedelo, Mata e do Pope.
No início de Outubro a generalidade das colmeias estavam muito debilitadas e  a sua expansão tem sido notória, tendo os melhores apiários uma média superior a duas alças por colmeia.
Na Mata onde estavam a maioria dos núcleos do final da época, estão agora a receber a primeira alça.
No Pope onde estão a maioria das que vieram da serra, nota-se um atraso na prevista explosão consequência do encravamento dos ninhos, onde o maneio não foi o suficiente ou ainda não chegou.
 
O ano mantém o seu atraso relativamente ao que passou, contudo já se registaram na região várias ocorrências de enxames que confirmam os magníficos dias de colheita de néctares.
 
Quanto aos próximos meses, mantenho-me expectante, face à aparente reduzida quantidade de botões de eucalipto disponíveis por árvore ainda por florir.
 
 
 
 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A necessidade faz...

o apicultor!

O significativo aumento do efetivo dos meus apiários pôs-me à prova em meados de Novembro, ainda com alguns dias amenos e de boas colheitas, quando foi necessário distribuir as primeiras alças... Quando foi necessário distribuir muitas alças porque os apiários estavam muito similares.
 
Enchia a carrinha de alças à noite e no dia seguinte só ao final da tarde, já escura, conseguia chegar aos apiários para distribuir as alças. Colocava a lanterna de leds que  há meses depois de muito regatear com o marroquino acabei por comprar para poder pescar à noite, colocara o fumigador de lado e concentrava-me na distribuição das alças a eito, em velocidade cruzeiro.
 
Rapidamente me apercebi que a reação das abelhas era passificadora, não voavam, só batiam asas, caminhavam, não se projetavam sobre a luz dos leds nem me procuravam picar as que  subiam nas mãos. Tinha só que ser lesto quando me detinha em algumas operações de verificação para não se acumularem  muitas  abelhas  nas bordas das paredes e não ter que as matar ao fechar a  colmeia...
Depois, coloquei  as luvas de lado, e a máscara... e já não quero outra coisa para as inspeccionar rapidamente quanto à  avaliação da sua necessidade de espaço.
 
Agora é ver-me sem qualquer proteção, de lanterna de leds na testa e raspador na mão, noite dentro pelas matas onde se distribuem os meus apiários, a abrir colmeias, levantando um quadro aqui ou ali e tirando apontamentos sobre o seu estado de desenvolvimento!
 
Consegui assim baixar a ansiedade porque tornei os dias mais longos e passei a acompanhar melhor as minhas numerosas colmeias num maneio de proximidade. 
 
Definitivamente, agora é que a vizinhança me vai chamar louco e provavelmente a mulher me colocará a mala à porta!