terça-feira, 13 de novembro de 2012

Hoje toureei-as...

Na Mata da Bicha!
 
Em duas curtas horas a seguir ao almoço abri os mais de 50 enxames da Mata maioritariamente ainda em núcleos, passando-os para ninhos ou reordenando e  distribuindo quadros de cera nova, limpando favos já a ser puxados nos espaços dos quadros em falta, (alguns já com criação), adicionando algumas alças nos ninhos mais desenvolvidos... foi uma tarde de correria, de sol e de intenso prazer.
 
As colmeias estão em franca expansão, com magníficos quadros de criação e conceder-lhes espaço para a mestra se desfazer em ovos, é prioritário. Os quadros de cera estampada são colocados pelo exterior ao de criação mais exterior, seguindo-se-lhe o quadro de polén, podendo as caixas ser completadas com outros, função da quantidade de abelhas disponível. Não lhes vai faltar espaço nos próximos dias que também serão de chuva segundo as previsões.
 
Nesta altura do ano não lhes posso mexer ao final da tarde depois do trabalho e as oportunidades de maneio resumem-se aos dias de férias ou, se não chover, aos fins de semana que já são muito curtos...
Hoje a Mata ficou resolvida por uns dias,  a ansiedade cresce porque me falta fazer o mesmo em outros cinco apiários... Quando cheguei a casa, descarreguei o carro dos núcleos para armazém que não couberam no carrro do pai e voltei a enche-lo de ninhos e alças para distribuir pela manhã ou pela hora do almoço...

Não lhes dou parança!

 

domingo, 4 de novembro de 2012

O novo ano com chuva

voa a todo o gás

As duas últimas semanas com chuva e algum frio mas com o eucalipto em floração em expressivas manchas, foram de intenso trabalho, e marcam o início do desenvolvimento das colmeias. Não há enxame, por mais fraco que esteja que não transborde de abelhas no seu incessante trabalho de colheita de néctares e polens.
 
Os apiários estão muito equilibrados, embora as do Portovedo sejam as mais desenvolvidas onde já a semana passada distribui alças. Na Mata da Bicha, agora relocalizada, onde em regra se registam os melhores arranques, é encantador ver a recuperação dos pequenos enxames que daqui a dias estarão a necessitar de disponibilidade de espaço...
 
A gripe tem-me perseguido esta última semana, reduzi a minha intervenção ao mínimo, mas nem por isso deixei de instalar mais um apiário, o do Pope, com algumas colmeias vindas da Mata e outras tantas vindas da Serra. O local é magnífico!
 
Hoje, ainda com a garganta a doer e calores febris, pelo meio das gotas de chuva, passei alguns núcleos para ninhos, concedendo-lhes o espaço necessário ao seu desenvolvimento e deliciando-me com alguns quadros de criação. Ao final da tarde passei por casa do pai onde ele preparava alguns quadros de ninho com cera moldada para serem distribuidos nos próximos dias e convenci-o a darmos um salto à serra onde carreguei a carrinha de colmeias para as trazer para o eucalipto.
 
As colmeias na serra estão cheias e só depois de carregada a carrinha me apercebi que ía ser difícil subir as picadas em terra batida enlameadas por tanta chuva que caíra durante o dia!... Bastou-me chegar ao início da terceira subida, para após várias tentativas concluir que com toda a carga não iria conseguir passar... Descarreguei ali, no largo onde se reunem os javalis, um quarto da carga, foi até à estrada de asfalto descarregar outro quarto, regressei e voltei na escuridão da noite envolvida por nuvens a suster a chuva, concluindo a carga, com destino ao Pope.